(Grupo dos Pedagogos Solidários da Alegria do Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA

Este Projeto de Extensão objetiva amenizar o efeito do tratamento/internação, além de proporcionar momentos mágicos e de muito aprendizado social, principalmente para os alunos do Curso de Pedagogia/UNIFIPA.

51063ff924a3cd3399f1604dfd2ba4a0

Sua importância está na necessidade de se aprofundar e contribuir para essa nova área que está surgindo, tanto de trabalho como contribuição social. As atividades lúdico-pedagógicas com crianças internadas no hospital Padre Albino em Catanduva/SP. O Grupo, denominado de GPS da Alegria/UNIFIPA (Grupo dos Pedagogos Solidários), adota esta prática como desenvolvimentos teórico-prático.

Segundo Libâneo (2004), a educação é um processo social que ocorre em toda a sociedade, pois à medida que esta sociedade se complexifica, há a necessidade de se expandir a intencionalidade educativa para outros contextos, além do escolar, abrangendo diferentes tipos de formação necessária para o exercício pleno da cidadania.

O objetivo do trabalho deste Grupo é proporcionar entretenimento e aprendizado por meio de leituras/contação de histórias, para crianças que estão em sistema de internação hospitalar. A metodologia a ser utilizada é a dramatização das histórias lidas/contadas com a utilização de diversos recursos, tais como, fantoches, músicas, livros infantis, maquiagens e massas de modelar.

O Grupo foi criado em 30 de agosto de 2012, com atuação na cidade de Catanduva/SP. Para fazer parte deste Grupo é necessário estar matriculado no Curso de Pedagogia da UNIFIPA ou ser funcionário da Instituição. Os participantes passam por rigoroso treinamento (Curso de Contação de Histórias, Brinquedoteca e aulas teórico-práticas) e precisam ter mais de 18 anos de idade.

 

 

 

bcurso pedagogia


Rua dos Estudantes, 225
Cep: 15809-144 - Catanduva / SP
(17) 3311-3328

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO - UNIFIPA